sexta-feira, 22 de agosto de 2014

SETEMBRO_calendário 2014


SETEMBRO

Setembro vem de Septem, que em latim significa "sete". Era, portanto, o sétimo mês do calendário antigo. Parece que temos aqui um falso “sete” que atualmente é “nove”.

No quintal o castanheiro-da-índia, talvez por estar afastado do seu habitat original, é o primeiro a ficar despido de folhagens. O calendário está-lhe na seiva e não falha aos sinais, ainda débeis, dos raios solares novamente em percurso de declive.

As andorinhas começam a ensaiar a longa viagem, estão de abalada para locais mais quentes. Todos os pássaros já procriaram e as suas crias já estão preparadas para enfrentar o futuro.

Comem-se as últimas sardinhas assadas que já cheiram a saudade. À noite o ar com aroma salgado da Costa do Norte rasga os restos de calor e faz-nos sentir falta de um agasalho para aconchegar os corpos que já respiram saudades de se vestir de mar.

É tempo de olhar para o chão. As formigas intensificam a sua azáfama porque o tempo de amealhar urge. Neste hemisfério e nesta latitude aproximam-se tempos de escassez. As formigas combatem a suas vulnerabilidades com sapiência aforradora e constroem palácios subterrâneos. Lutam contra o tempo cumprindo também o seu calendário.

Nesta altura apetece perguntar porque é que o tempo comanda a vida?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário