terça-feira, 22 de julho de 2014

AGOSTO_calendário 2014


AGOSTO

Antes era Sextilis, "o sexto mês". De acordo com o historiador Suetónio, o nome Augustus foi adotado em 27 a.C., em homenagem ao primeiro imperador romano, César Augusto (63 a.C.-14 d.C.). Augusto: Vem do latim Augustus e significa "sublime" ou mesmo "sagrado".

Augusto Agosto repleto de dias grandes em que a luminosidade ferve, transborda e cega, tudo enche e faz estalar de secura.

Os corpos humedecem e esperam que as brisas do fim de tarde temperem a acidez das peles. As sombras são paraísos que acalmam a agrura de estar dentro do corpo. A água salgada espraia-se em labaredas de frescura, tempera o olhar e acalma os incêndios que afligem os corpos refugiados pelos areais.

Durante o dia as palavras escasseiam sobre os sons secos do restolho a voar pelo ar que estremece. Espera-se a hora do poente para que, em contraluz, tudo fique visível em silhuetas negras com fundo vermelho alaranjado.

À noite, no campo, ouvem-se as cigarras em silvos contínuos de aflição a ecoar pela escuridão misturando-se com a bênção das maresias que chegam lentamente da costa marítima. Essas gotículas minúsculas de invisível aroma aveludado que tudo enchem de silêncio para ouvirmos as estrelas sabem que o seu destino as roubou aos mares e as levará para os céus. Dizem muito baixinho, em jeito de promessa, que voltarão daqui a algum tempo.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário