segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Jacarta II_Bogor

Segunda feira, dia de trabalho...e eis o frenesim do trânsito. Novamente coragem para atravessar as ruas. Mesmo nos poucos sinais vermelhos eles não param. Fomos de táxi até Bogor. Pelo caminho ainda em Jacarta vimos uma manifestação só de mulheres, caminhando muito organizadamente e vestidas todas de igual. Soubemos mais tarde ser uma manifestação de professoras reivindicando melhores contratos de trabalho. Passámos depois por uma enorme avenida, 20 Km, ladeada de grandes arranha-céus. Bancos, escritórios de grandes empresas multinacionais..... enfim o sítio onde mora o dinheiro, que logo de seguida acabou, dando lugar onde ele não existe. Barracas miseráveis com as barreiras que davam para a auto-estrada a escorrerem lixo. Chegámos rapidamente. Bogor tem um imenso e luxuriante jardim botânico começado por Sir Stamfort Raffles que ali plantou a sua casa de campo para fugir aos calores de Jacarta. Continuado pelos holandeses, que desenvolveram várias culturas de outras regiões do mundo com vista à sua industrialização, por exemplo: chá, mandioca e tabaco. O parque continua atualmente a ser um centro de investigação e conservação de plantas.
Devido à sua extensão fizemos a visita de tuck-tuck e vimos: a arvore onde junto da sua grandiosa raiz os noivos gostam de ser fotografados, árvores do algodão e também uma árvore cujas folhas eram morcegos.
Voltámos de comboio, nós mulheres em carruagem própria devidamente guardadas por militar.
E termino de escrever com esta bela imagem de um sumo de melancia.

A. de F.






 

3 comentários:

  1. Se calhar em Portugal se as manifs fossem assim, organizadinhas, davam mais resultado... vocês que são professores devem saber ;)

    ResponderEliminar
  2. Agora parece que sim. Escolheram uma boa altura para fugir para o lado oposto do mundo. Deixaram um país cheio de ruídos, talvez para outro cheio de barulhos. Pois cá vamos andando confundindo o nosso centro com o do mundo.É uma questão de perspectiva...Boas viagens e cuidado com as febres das carraças...loool...abraço

    ResponderEliminar