segunda-feira, 24 de outubro de 2016

VIENTIANE, LAOS


VIENTIANE, LAOS


Queríamos ganhar algum tempo, por isso voámos de Luang Prabang para Viantiane. Um voo de 30m da Laos Airlines.

Vientiane, situada numa curva do rio Mekong, não podia ser mais diferente de Luang Prabang. Barulhenta, muito tráfego, muita confusão.

Apercebemo-nos depois, que decorria uma das festividades mais importantes, a «Bun Nam», que festeja o final do retiro budista durante as monções. A festa dura 3 dias e 3 noites. À noite a confusão é enorme. Carros, motas, tuk tuks, multidões, música alta, feiras, bancas, banquinhas,…  

 


Só no dia em que a saímos de Viantiane conseguimos dar uma volta com uma cidade mais calma.

Visitámos Patuxai, o arco do Triunfo de Viatiane.

Seguimos para Pha That Luang, a grande stupa, o monumento mais importante do Laos. Mas, não podemos usufruir de todo o seu esplendor, pois estava em processo de reabilitação.

Seguimos para Xieng Khuan, a 25 km de Viantiane e mais uma vez o Mekong nos acompanhou e ali tão perto, do outro lado do rio a Tailândia.

Xieng Khuan é um parque completamente extravagante, que mistura a iconografia e a mitologia hindu e budista. Digno de ver!

E terminando com as nossas experiências gastronómicas, numa cidade conhecida pela sua boa cozinha. O restaurante La Signature, de cozinha francesa, a comida era boa, mas bastante caro.

No restaurante Lao Kitchen a experiência gastronómica foi optima, com pratos tradicionais do Laos e gente muito atenciosa
DE VIANTIANE A VANG VIENG

Alugámos uma carrinha com motorista para irmos até  Vang Vieng, parando nos pontos interessantes pelo caminho.

O primeiro foi a cascata de  Khu Hin Khan. Saímos da estrada principal para um caminho asfaltado de cerca de 10km.


O segundo ponto que visitámos foi em Vang Sang um conjunto de 10 esculturas de Buda talhadas em alto relevo nas rochas, que se pensa serem do sec.XVI.



Nestas estradas todos estes desvios são morosos e o que vimos não nos deixou deslumbrados.
Já o terceiro ponto de paragem é de uma grande beleza, Ang Nam Ngum. Um enorme lago artificial criado pela construção da barragem de  Nam Ngum. É uma vista soberba, em que os picos mais altos do antigo vale se transformaram em pequenas ilhas arborizadas. Um belo almoço sobre o lago e um passeio de barco.



No caminho de regresso parámos ainda num mercado local, que se efetua de tarde. Foi tão interessante todo aquele colorido e o contato com os tipos de comida. Havia de tudo, desde os legumes e frutas com os seus coloridos, passando por galinhas vivas,  gafanhos, carochas, ras,….











VANG VIENG

Chegados a Vang Vieng já  noite, apercebemo-nos de toda a animação e de um movimento mais “mochileiro”.

Logo pela manhã podemos assisitir às regatas no rio Sing, que fazem parte das festividades “Bun Nam” e aqui bem mais tranquilas.



A paisagem é de uma grande beleza com as enormes montanhas calcárias que emolduram a cidade.
Atravessámos, nós e carrinhas,  a Namsong bridge, uma ponte de tabuas de madeira presas por cabos de aço.



   



1 comentário: