domingo, 31 de dezembro de 2023

México - Palenque

II - Sítio arqueológico de Palenque


Palenque é o nome dado a este lugar pelos espanhóis no século XVI. Os Maias chamavam-lhe Bàak ou Lakam Ha. Esta cidade cravada na selva tropical, transmite-nos uma sensação de grande tranquilidade. Pensa-se que Lakam Ha foi fundada pelos Maias em 100 aC. , como uma aldeia predominantemente agrícola graças à abundância de água que esta região dispunha.

O complexo arqueológico com cerca de 500 edifícios estende-se por uma distância de 15 km na floresta tropical de Panchan. É aqui que podemos observar algumas das mais significativas peças das escultura e arquitetura da civilização Maia.

Começámos a nossa visita, pelo conjunto central zona arqueológica, acompanhados de um guia local, Bladimiro, que com a sua tranquilidade e saber nos ia descodificando muitas das imagens com que íamos sendo confrontados. A sua acção centrou-se sobretudo nos templos do Sol, das Inscrições, da reina Roja, de la Cruz e no Palácio (Casa Branca). O Campo de juego da pelota e o templo del Conde foram explorados por conta própria.

Dos edifícios do complexo arqueológico de Palenque, o Palácio é a maior e a mais elegante obra deste conjunto arquitectónico, cuja torre de quatro lados terá servido como observatório astrológico.


O Templo das Inscrições é o mais significativo edifício pelo seu tamanho, situação e significado. O seu nome está ligado às numerosas inscrições maias nele gravadas. No seu interior existe um mausoléu, onde se encontravam depositados os restos mortais do rei Pakal, acompanhado pelos seus tesouros. Parece evidente que o do túmulo foi construído antes da edificação da pirâmide, visto que a dimensão do sarcófago e da lápide monolítica são maiores que a porta de entrada à câmara mortuária.








Regressámos à cidade para almoçar no agradável “café Jade”.


Pela tarde rumámos às cascatas Roberto Barrios que ainda estão fora dos circuitos turísticos e por isso a concentração de pessoas ainda é muito reduzida. É uma cascata formada por um conjunto sucessivo de quedas de água dentro da selva verdejante de Chiapas. Foi um passeio agradável.




Jantámos no acolhedor “Chivas Restaurante”.



2 de Novembro 2023


LFRS




Sem comentários:

Enviar um comentário