quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

 

México – A caminho de San Cristóbal de Las Casas


 Cataratas Água Azul

 

Apenas a 40 km de Palenque fizemos a nossa primeira paragem nas Cataratas Água Azul. Este nome advém da tonalidade azul brilhante da água. Esta cor incrível deve-se ao alto teor mineral da água, que se deposita na rocha. Os depósitos ricos em calcário também conferem às cascatas um formato interessante.

As cascatas escalonadas, declaradas reserva natural da biosfera em 1980, formam-se dos afluentes do rio Otulún, Shumuljá e Tulija, criando um espetáculo natural impressionante, com a força das suas águas azuis, que contrastam com a paisagem exuberante que as rodeiam.   São de uma enorme beleza









O Caminho até San Cristóbal de Las Casas

 

 

Tínhamos ainda um longo percurso para chegarmos a San Cristóbal de Las Casas, de quase 5 horas de viagem.

Aproveitamos para trocar impressões sobre o nosso trajeto com um guia turístico que ali estava. Apanhamos uma desilusão quando nos disse que não podíamos fazer aquele trajeto, porque a estrada estava bloqueada, por questões sociais. Em conjunto com ele ali delineamos uma rota alternativa.

Foi dura a viagem!

Estradas péssimas, cheias de buracos, lombas a toda a hora!

Atravessávamos a zona pobre de Chiapas, berço do Zapatismo.

Ainda apanhámos um valente susto, quando na estrada à nossa frente vimos 2 troncos com pregos, 1 de cada lado da estrada e com 2 homens de cada lado. Parámos e um homem dirigiu-se ao nosso condutor dizendo que para passarmos tínhamos que pagar. Perguntámos quanto e foi-nos pedido 100 pesos!.

Pagámos tão depressa quanto podemos e arrancamos!

Chegamos finalmente ao fim de um longo e duro dia de viagem a San Cristóbal de Las Casas.
























Sem comentários:

Enviar um comentário