domingo, 10 de janeiro de 2021

Dubai

Arquitetura ultramoderna, em grande e esplendorosa, grandes shoppings, muita animação noturna.

Iniciamos as visitas pela Dubai Frame, uma moldura gigante, posicionada estrategicamente, com 150m de altura , proporciona uma visão periférica de todos os pontos da cidade, desde a parte antiga da cidade ou Deira, ao lado mais recente e luxuoso.

Subida à Burj Khalifa a torre mais alta do mundo com 828 m e 160 andares.

É incrível que no Hall do Dubai Mall já é apresentado em plano tridimensional o projeto para uma nova torre com 1Km! Tudo em grande!

Visita ao Dubai Mall, aonde assistimos ao espetáculo de fontes de água, ao som de diferentes músicas. Este espetáculo acontece a partir das 18h00, de meia em meia hora.

O jantar na varanda do restaurante Libanês, com vista sobre Burj Khalifa, proporciona uma vista sobre a animação de luzes da torre.

No dia seguinte visitamos a parte antiga.

Andamos pelo souk junto ao Creek e fizemos depois a sua travessia nos táxis aquáticos, os abra, que funcionam constantemente no canal.

Chegamos à zona de Bur Dubai, a zona mais antiga do Dubai, uma zona bem diferente aonde se desfruta de tranquilidade.

Dirigimo-nos para o bairro histórico de Bastakiya, que era um bairro de antigos mercadores persas, com as suas casas tradicionais em terracota, com as torres de vento para arrefecimento e pateos interiores.

As casas foram sendo abandonadas, muitos partiram para a exploração do petróleo.

O quarteirão foi todo renovado em 2005 e é um prazer passear pelas ruas e becos, com todo o colorido das inúmeras lojas.

O almoço foi no centro cultural Scheik Moahmed for culture understanding, aonde se come a verdadeira cozinha dos Emirados, num ambiente característico, com uma anfitriã, que nos recebe e explica os pratos e a quem podemos colocar todo o tipo de perguntas. Estes almoços são à terça e ao domingo e é necessário marcar previamente.

Visitamos alguns projetos emblemáticos da arquitetura moderna.

A Palmeira é uma ilha artificial construída no mar, em formato palmeira.

É um projeto de engenharia arquitetónica impressionante.

Cada galho da palmeira tem casas todas sobre praias. Atravessamos a palmeira de monocarril até ao hotel Atlantis já sobre o mar.

Visitamos o Souk Madinat Jumeirah, inspirado nos antigos mercados árabes tradicionais, este souk moderno faz parte do complexo hoteleiro de luxo do Madinat Jumeirah.

Com um canal artificial de onde podemos observar o célebre hotel de 6 estrelas Burj Al Arabe, construído sobre uma ilha artificial e ligado por uma ponte privada à ilha principal.

À tarde seguimos em direção ao deserto , para uma aventura nas dunas em Veiculos 4x4.

Organizado por:

Dubai Leisure Holidays

Telef 04-3467878

Min. 050-9402008

Na nossa estadia nos Emirados fomos acompanhados por um guia, o Alex, brasileiro que foi sempre muito solícito