quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

FUJARAH

 


Começamos o dia em com a visita à Mesquita Sheikh Zayed de Fujarah, bastante difícil de visitar por estrangeiros não muçulmanos.

É a segunda maior dos Emiratos já que a primeira está em Abu Dhabi.

A arquitetura é uma mistura de árabe e otomana, possui 6 minaretes, 65 cúpulas e espaço para 32.000 fiéis, é verdadeira monumental.



 Seguimos para o Forte de Fujarah , um dos mais antigos dos Emirados, construídos em 1670. Foi durante séculos o edifício defensivo mais importante da costa.

A sua construção e arquitetura tem a mão dos Portugueses que por aqui andavam no Sec. XV e XVI.

Junto existe um pequeno museu onde se pode apreciar uma coleção de artefactos locais.

 


Tomamos a direção do litoral até à mesquita Al Badiya, considerada a segunda mais antiga dos Emirados, de 1446, junto existem duas torres de observação de origem portuguesa, com vista do porto de Khorfakkan, no golfo de Oman.

 


 Na costa dos Emiratos e do Omã, existem várias fortificações erigidas pelos Portugueses, (Ormuz, Muscate entre outras), para proteger dos seus inimigos as rotas comerciais das especiarias entre a Arábia e a Ásia. 

Almoçamos na praia de Al Aqad, em um hotel com praia privativa e reservada a estrangeiros.

Seguindo rumo a Ras Al Kaimah, apreciamos  um pouco as vistas fantásticas do Golfo de Oman, sempre com a presença visual das montanhas escarpadas Hajar, que aqui se estendem até ao mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário