quarta-feira, 8 de novembro de 2023

México - Valladolid

 1 - Valladolid: a cidade e o cenote de X’Keken

A entrada no México foi feita por Cancun, onde pernoitámos para, no dia seguinte, irmos até Valladolid.

Iniciámos a incursão pelos territórios da civilização Maia localizados na Península de Yucatán, nas “Terras Baixas Maias do Norte ou Planícies do Norte. 


O primeiro dia foi dedicado à zona antiga da cidade de Valladolid. As suas ruas em quadrícula ladeadas por casas rasteiras são salteadas com as vibrações dos contrastes de cores fortes que ajudam a salientar as formas e desenhos de frisos decorativos como dos volumes que as ornamentam. 

Percorrendo a Calçada de los Frades se chega à Igreja  de San Bernardino de Sierra.

Praça que num dos topos tem a Catedral e no lado oposto o Mercado. 


Na paisagem urbana permanecem os traços da cultura dos colonizadores mas, nos modos de ser da comunidade emanam as fragrâncias das suas ancestrais heranças. Uma simbiose de modos de ser. 


Entre as visitas às ruínas de Chichen-Itzá e de Ek Balam e o banho nas águas do cenote X’Keken e de Hik Kil, fomos usufruindo dos espaços calmos e acolhedores desta cidade de Valladolid a diferentes horas do dia. 


Os pequenos almoços foram degustados num espaço acolhedor, perto do hotel, na Calle 39, o CarolinCacao, com um pequeno jardim muito saboroso. Destacamos o restaurante Yerbabuena, onde almoçamos no primeiro dia, perto da igreja San Bernardino de Siena.











No primeiro dia, a meio da tarde, ainda fomos visitar e usufruir das águas no cenote X’Ken. 





Sem comentários:

Enviar um comentário