quarta-feira, 8 de novembro de 2023

México, civilização Maia na Península do Yucatán

 O México e a civilização Maia 


A dimensão temporal da civilização Maia remonta há cerca de 3.000 mil anos a.C., e o território onde deixou vestígios de ocupação estende-se por uma área de cerca de 300.000 Km quadrados. 

Noutro continente, no Egipto, eram construídas as primeiras pirâmides (2686 a 2181 a.C.).


De uma forma muito genérica distinguem-se três períodos no desenvolvimento da cultura Maia: Período Pré-Clássico (2.500 a.C - 250 d.C.), Clássico (250 - 1000 d.C.), considerado o período áureo e o Pós-Clássico (1000-1519 d.C.). 

Durante este longo período temporal a civilização Maia foi tendo a sua sede em diversas zonas; nas épocas mais recuaras, as cidades principais floresceram nas regiões costeiras do Pacífico e do Belize e nas Terras Altas da Guatemala; seguidamente, as regiões do norte da Guatemala e do sul do Estado de Campeche (Terras Baixas do Sul) adquiriram um papel de destaque. No período Clássico, o maior desenvolvimento urbano foi registado nas Terras Baixas do Sul e, posteriormente, nas Terras Baixas do Norte. 

Actualmente esses territórios integram os seguintes países: parte sul da actual república do México (em particular os estados de Tabasco, Chiapas, Yucatán, Campeche e Quintana Roo), toda a Guatemala, parte das Honduras, Belize e El Salvador. (Ver mapa da publicação anterior)


Mapa da civilização Maia na Península do Yucatán







Sem comentários:

Enviar um comentário