quinta-feira, 3 de julho de 2025

COREIA DO SUL e Shangai

Viagem à Coreia do Sul_30 Abril a 18 de Maio 2025


Entre a imensidão do corpo da China, Mongólia e Rússia e as esguias ilhas que constituem o Japão, se aconchega a península da Coreia. 




Neste contexto geográfico e à medida que a viagem foi sendo preparada e depois no seu decorrer cada viajante vai entrando nos rastos do passado e com esses pedaços vai emoldurando nas suas memórias as experiências que ocorrem na viagem.


“Muitas vezes, as culturas desenvolvem-se confrontando os respectivos passados remotos: rejeitando-o como Nefertiti e Icunáton fizeram, inventando-o como Platão fez no caso da Grécia, ou recuperando-o, compreendendo-o de novo, ajustando-o a novas circunstâncias.” 

Pág 67, Martin Puchner, Cultura, uma nova história do mundo”, Temas & Debates, novembro 2024



Assim, entre a China, o Japão e as Coreias as muitas influências ao longo dos séculos foram ondulando entre vagas de confrontação, rejeição, integração, transformação….


“Enquanto Asoka olhava para o Ocidente, os grandes êxitos do budismo esperavam a oriente. Os monges budistas viajaram até à China, e mais tarde até à Coreia e ao Japão, bem como ao Sudeste Asiático, espalhando as ideias do Buda (e atraindo Xuanzang até à Índia). Esta exportação criou uma segunda e atualizada rede de trocas, a Rota da Seda, que acelerou a integração do continente eurasiático.” 

Pág 79 Martin Puchner, Cultura, uma nova história do mundo”, Temas & Debates, novembro 2024



“Cada geração tem de resolver o incómodo emaranhar de restrição e criação que o encontro cultural origina” 

Pág 81 Martin Puchner, Cultura, uma nova história do mundo”, Temas & Debates, novembro 2024


In Wikipédia.

(…)“ A Coreia emergiu como uma entidade política singular depois de séculos de conflito entre os Três Reinos da Coreia, que foram unificadas como Silla (57 a.C.-935 d.C.) e Balhae (698-926). 

Quando o reino Silla acabou, foi  sucedido por Goryeo em 935, no final do período dos Três Reinos. Goryeo, que deu nome a "Coreia" atual, era um Estado altamente culto e criou o Jikji (título abreviado de um documento budistacoreano) no século XIV. 

As invasões do Império Mongol no século XIII, no entanto, enfraqueceram bastante a nação, o que obrigou-a à vassalagem. Após o colapso da dinastia Yuan, graves conflitos políticos se seguiram. O reino Goryeo caiu depois de um levante liderado pelo general Yi Seong-gye, que estabeleceu Joseon em 1388.

Os primeiros 200 anos de Joseon foram marcados por relativa paz, pela criação do alfabeto coreano pelo rei Sejong, no século XIV e pela crescente influência do confucionismo. Durante a última parte da dinastia, no entanto, a política isolacionista da Coreia ganhou o apelido no mundo ocidental de "reino eremita". No final do século XIX, o país tornou-se objeto do projeto de dominação do Império do Japão. A Coreia foi anexada como colónia pelo Japão e permaneceu uma parte do Império Japonês até o final da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. “

Plano geral da viagem


Lisboa para Seul com escala em Abu Dabi. 

Depois de explorar a Coreia do Sul o regresso incluiu uma escala de uns dias em Shangai (China) de onde realizamos o regresso a Lisboa. 





Plano geral na Coreia do Sul




Sem comentários:

Enviar um comentário