sábado, 6 de janeiro de 2024

México, Tulum, Puerto Morelos

De Tulum a Puerto Morelos


Uma espécie de preparação para finalizar a viagem e o regresso a Portugal. 

Mergulhar na linha do tempo, desde as muitas e imponentes construções da civilização Maia até às cidades que testemunham os tempos da Nova Espanha, passando pelos caminhos tortuosos das montanhas das terras de Chiapas, agora, era preciso respirar fundo e relaxar naquilo que o México também tem na península Iucatan, belas praias de que ainda não tínhamos usufruído. 


Para conseguirmos esse intento, mas estando em Tuxtla Gutierres, a cerca de 1.100 Km do destino perto do voo de regresso a Portugal, decidimos apanhar o avião até Cancun e rumar até Tulum,  para daí explorarmos a costa do mar das Caraíbas. 

Começámos por fazer a viagem de carro, durante a noite, pois o nosso voo foi inesperadamente alterado. Superada essa adversidade ficámos alojados numa casa moderna e ampla, numa zona de construção recente ainda com muitos edifícios em acabamento. Verificámos depois que as obras em novas zonas urbanas estavam por todo o lado.

Nesta casa deixámos de ter as condicionantes de um hotel. Voltamos a cozinhar, a ir às compras, enfim uma fase de adaptação ao regresso que se aproximava. 


Queríamos uns dias de praia, de mergulho e sem grandes viagens. 

Tulum está dissolvido na imensidão de novos aldeamentos. Ainda conseguimos descobrir um mercado com legumes e frutas e umas ruelas remanescentes da antiga pacatez da vila piscatória. 



Tentámos o descanso nas praias, mas tudo era reservado a hotéis e restaurantes e, cujo acesso, dependia de um consumo mínimo que nos permitia usufruir dos espaços concessionados. 

Na “playa del Paraiso “ experimentámos as águas azul turquesa e mornas das Caraíbas e onde acabámos por almoçar e ficar durante a tarde porque o consumo mínimo foi elevado.





No segundo dia fomos à praia de Akumal tentar ver tartarugas. Parece que só um dos viajantes teve a impressão de ter avistado uma, mas não tinha a certeza. 

Turistas aos bandos a coscuvilhar o que na intimidade das águas acontece. Claro que, mesmo sendo animais, todos gostam da sua privacidade. 

Dois dias chegaram e sobraram para esta vida de praia condicionada. 







No último dia, no percurso até Cancun para o voo de regresso, previsto para as 22h, fomos em busca de encontrar um recanto de liberdade e conseguimos respirá-la em Puerto Morelos. 

Recanto reconfortante, onde a actividade turistica ainda não se sobrepôs à vida dos que lá habitam. 

Sítio encantador para terminar esta viagem ao México centrada na península de Iucatan.












Sem comentários:

Enviar um comentário