domingo, 29 de outubro de 2017

Tóquio

Japão - 7 e 8 Outubro 2017
Dois dias em Tóquio

O primeiro registo foi a sensação de sentir ao vivo um Terramoto em Tóquio - era quase meia noite do dia 6-10-2017 - estávamos sentados na cama (piso 10 do Hotel) e, juntamente com um barulho, sentimos o edifício do Hotel a balançar: que será? um tremor de terra?
Somos 9 viajantes e os quartos ficavam todos no mesmo piso do hotel. Saímos todos dos quartos e ajuntamento no corredor - foi um susto, mas passou. No entanto, regressados aos quartos foi um grande movimento de trocas de mensagens watsapp com LISBOA.

Na manhã do dia 7, temos de registar um momento único na Estação de Metro de Ikebukuro - era o dia de aniversário da Fernanda e para a parabenizar cantámos dois cânticos de Parabéns, um normal e outro especial em "cante alentejano"

A manhã estava dedicada à visita ao Mercado do Peixe. Não vimos a parte da "Lota" (para isso tínhamos de madrugar), mas percorremos as zonas dirigidas ao consumidor final: uma específica de peixe e afins e outra era um mercado mais abrangente em matéria de produtos e sítios para comer. Merece bem uma visita pela diversidade de produtos, pela forma como estão acondicionados, particularmente o peixe, e também porque se pode ir petiscando e fazer algumas compras. A nossa amiga Angela até teve o privilégio de experimentar um carrinho de transporte de mercadorias e compras fizemos todos.

À tarde, reservámos um espaço para compras (não muito frutífero, pois não encontrámos o que estávamos à espera (vestuário indigo), mas o programa principal foi visitar a Catedral de Santa Maria, localizada no bairro Sekiguchi, zona Waseda.
Foi muito difícil de encontrar mas vale a pena não desistir, pelo traço arquitetónico (obra do Arquiteto Kenzo Tange, vencedor do Pritzker, concluída em 1964) pelo sentimento de tranquilidade e paz que se respira.
Como curiosidade registamos uma pequena Gruta exterior dedica à Nossa Senhora de Lourdes.

No percurso para a Catedral, uma surpresa inusitada - um Edifício entre o Barroco é Arte Nova, que nos remete para os edifícios Gaudi em Barcelona. Paredes, janelas, ferro forjado  lindíssimos e no Piso térreo com uma livraria barroca de livros de arte e gravuras e uma barbearia (Arquiteto japonês Von Jour Caux).

À noite, junto à estação de metro Ikeburo, um espetáculo de rua com música e danças tradicionais japonesas representado por vários grupos de adultos - valeu a ver.

Depois do jantar (que não descrevemos porque foi para esquecer), numa bela pastelaria (Express Café), um cafezinho para alguns é um novo cantar de Parabéns à Fernanda, agora com direito a apagar de velas e a comer uns deliciosos bolinhos de abóbora coberto com pedacinhos minúsculos de frutos caramelisados.

O dia 8 foi dedicado a Harajuku na zona de Shibuiya

Passámos pelo Santuário de Meiji, num parque (Parque Yoyogi), bastante arborizado e o passeio a pé para chegar ao santuário é, por si só, bastante agradável. O Santuário que vale pela dimensão ( tudo é grande - pórticos, árvores, jardins, templo).

Seguimos para a zona de Harajuku Importante ver o ambiente onde as teenagers se pavoneiam vestidas de personagens de  Banda Desenhada/ Manga numa larga Avenida onde abundam as grandes marcas instaladas em belíssimos edifícios próprios, de Arquitetos Prémio Pritzker (há quem lhe chame os "Champs Elysées") e, porque não, fazer algumas compras (destaque para uma loja com peças japonesas - louça de porcelana e madeira, quimonos, ....)