domingo, 29 de abril de 2018

Costa Rica - Tortuguero

COSTA RICA
Tortuguero
Pelas 6h30 partimos para Tortuguero. A viagem é assegurada pelo Mawamba Lodge, aonde vamos ficar alojados em Tortuguero.
Temos 4h de estrada pela frente. Estrada bonita, como todas neste pequeno país.
Saímos do lado do Pacifico. Avista-se a cordilheira vulcânica central que divide este lado da zona do Caraíbe. Vislumbra-se o vulcão Poás e mais ao longe o vulcão Irazu, o mais alto da Costa Rica com os seus 3432m,  que entrou em erupção em 1963.
Pelo caminho de curvas e contracurvas de paisagens luxuriantes, atravessamos o parque Braulio Carillo,  avistamos o rio Sucio, fácil de perceber o nome pelo tom barrento das areias do vulcão, passamos campos de ananases e já perto do porto de Cano Blanco uma imensidão de campos de bananeiras.
No porto de Cano Blanco subimos para um pequeno barco a motor para uma viagem de  cerca de 2h . Rio Pirismina acima e entramos nos canais ora largos, ora estreitos do parque de Tortuguero. Os nossos olhos olham para as margens, uma autêntica selva, procurando encontrar animais. Apenas vimos macacos e um pequeno crocodilo.
Chegámos finalmente a Mawamba Lodge. Bem perto da aldeia de Tortuguero, que fomos visitar a seguir ao almoço. Para lá fomos de barco, de regresso pela praia. Banhos são completamente desaconselháveis, pelos tubarões e pelas fortes correntes.
A aldeia de Tortuguero é apenas uma rua, com habitações coloridas, de piso térreo, de portas abertas. Cafés, restaurantes, lojinhas com o parque nacional de um lado e do outro a praia das Caraíbas.
Parque nacional Toruguero
O dia seguinte foi dedicado ao Parque nacional de Tortuguero.
Este parque foi criado em 1975 para proteger a tartaruga verde, daí o seu nome. Todos os anos entre Julho e Outubro o areal de Tortuguero cobre-se de milhares de tartarugas que aí vão desovar.
 Pela manhã uma caminhada pelos jardins do hotel, com uma grande diversidade de flora.

De tarde, com um calor tórrido, partimos de bote a explorar toda a fauna e flora do parque Tortuguero. O guia e o condutor do bote são exímios em percorrer os inúmeros canais e descobrir os mais interessantes e belos recantos. Têm um sentido apurado para descobrir a fauna, que por ali vive e que não se vê com facilidade. Conseguimos ver uma iguana, um lagarto, um pequeno jacaré cacoon, macacos, aves. Uma beleza!