domingo, 29 de abril de 2018

Costa Rica - Vulcão Arenal e La Fortuna

Vulcão Arenal e La Fortuna
Partimos pelas 9h.00 . De novo cerca de 2h de bote até Cano Blanco e mais cerca de 4h até ao vulcão Arenal, na empresa interbus.  Aqui os tempos de estrada são demorados. Há muito transito e as estradas apenas tem uma faixa e muitas curvas e contracurvas.
À medida que nos aproximamos de La Fortuna, a pequena povoação junto ao vulcão Arenal,  vemos uma zona agrícola  verdejante  e muitos campos de ananases.
Atravessamos La Fortuna, uma pequena cidade, que em si não tem muitos atrativos. As atracções são à sua volta, com um ecoturismo muito forte.  
O vulcão Arenal, que entrou em erupção em 1968, é  uma delas. Logo pela manhã fizemos um trail até à base do vulcão, aonde se acumula a lava da erupção. É incrível como a natureza tem a capacidade de regenerar. Sobre a lava é impressionante a flora que conseguiu crescer em tão pouco espaço de tempo!
Acabámos o trail e fomos dar uma pequena volta por La Fortuna, aonde almocámos num pequenos e simpático restaurante, Tierra Mina. 
De tarde ainda fomos  à cascata de Fortuna. Descer e subir 600 degraus! Banho não nos atrevemos, com a água tão fria!
Reservamo-nos para as águas termais do nosso hotel.  Aqui quase todos oferecem estes banhos termais. Com a erupção do vulcão as águas subterrâneas junto à montanha subiram e são um dos atrativos desta localidade.
No nosso hotel a captação destas águas termais é feita por um furo de apenas 50 metros! 
Na manhã seguinte ainda fizemos uma caminhada dentro de um bosque tropical húmido, com 6 pontes suspensas.  Com o nosso guia somos despertos para olhar atentamente e ouvir os sons da natureza. Descobrimos uma grande diversidade de fauna e flora. Aprendemos a usar os ouvidos para ver.
No regresso ao hotel ainda passamos por um enorme lago construído artificialmente pela companhia elétrica do país, que ali fez uma barragem para produzir energia limpa, energia eólica e  biomassa. No ano transato cobriu as necessidades energéticas de 300 dias.








Emilia Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário