quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

 

México –  San Cristóbal de Las Casas

 

1.   Casa Na Bolom

Ficámos alojados na Casa Na Bolom, um hotel museu. Foi a casa do arqueologista Frans Blom e da sua mulher Gertrude Duby Blom, fotógrafa documental.

Desde o inicio que o sonho de Frans Blom era que a casa funcionasse como um centro cultural, social e académico. Frans Blom foi um dos primeiros arqueologistas a  proceder a escavações em Palenque. Trudi Duby,  a convite do governo Mexicano, fotografou os Maias Lancandon, os únicos Maias que nunca foram conquistados e convertidos pelos espanhóis.

No hotel os quartos tem o nome de cada comunidade e decorados com o seu artesanto: Mitonic, Oxchuc, Huixtan,etc.

Os páteos e os corredores são decorados com ofertas de arte e artesanato dos amigos Lancandón e de outros convidados e com inúmeras fotografias a preto e branco.    

Mesmo não ficando alojado vale a pena  visitar. 


 2.   San Cristobal de Las Casas


San Cristóbal de Las Casas foi fundada em 1528 e possui uma grande população de origem indígena, o que é bem presente  no artesanato, na culinária e na pintura dos edifícios onde predominam as cores fortes. É este colorido que a torna uma cidade que nos enche os olhos!

Conhecer a cidade é caminhar pelas ruazinhas, pela Rua Guadalupe, Hidalgo, 20 Novembro, … e ir apreciando e parando com o que nos vamos cruzando: uma igreja, uma cafetaria, um mercado, uma lojinha.

E subir ao Monte e templo de Nª Srª Guadalupe e apreciar a vista de toda a cidade. No dia em que visitámos o templo, estava chuvoso e nebulado, mas a vista não deixava de ser bela e com um toque melancólico.

         


                






     

Sem comentários:

Enviar um comentário