sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

 

México – À volta de San Cristóbal de Las Casas


1 -  As aldeias de Zincantan e Chamula


Visitámos as aldeias de população maia tsotzil, de Zincantan e Chamula, a cerca de 10 km de San Cristóbal de las Casas.

 

Zincantan é conhecida pelo seu artesanato, sobretudo têxtil e pelo cultivo de flores.

 

Chegados a Zincantan num sábado de manhã, tivemos a oportunidade de assistir às cerimónias religiosas que decorriam na igreja de San Lorenzo, aonde podemos observar o sincretismo entre a religião católica e os costumes maias.

 

Lindo de se ver é o colorido das vestes! todos vestidos com os seus fatos tradicionais! Os maias tsotziles são conhecidos pelos seus coloridos bordados huipiles, uma espécie de túnica e os homens por largas e coloridas túnicas  com pompons.

 

Ainda regressámos a Zincantan no domingo, por ser dia do mercado ao ar livre, no largo junto à igreja de San Lorenzo, aonde os habitantes das aldeias próximas vem, com os seus trajes regionais. Estava um dia chuvoso, mas mesmo assim ainda compramos algum artesanato têxtil!

 

Seguimos para Chamula e fomos diretos à igreja de San Juan de Chamula, que não é reconhecida pelo Vaticano, aonde se realizam rituais de sacrifícios de animais.

O interior  tem altares ao longo das laterais da igreja decorados com belos arranjos.

Decorriam também cerimónias religiosas.

O chão estava coberto de uma relva e ao longo da igreja assistia-se a rituais com as pessoas sentadas rodeadas de velas e aonde, sacrificavam animais, neste caso galos.

Impressionantes estes rituais e costumes milenares!         

 


 



2 – Canhão Sumidero

 

No dia que visitámos o parque nacional Sumidero estava enovoado, pelo que não podemos desfrutar em todo esplendor das vistas dos 5 miradouros.


Explorámos os 5 miradouros, permitindo-nos admirar as curvas do rio Grijalva que se abre entre as paredes verdes de Sumidero: La Ceiba,
Coyota, Roblar, El Tepehuaje e Los Chiapas.


Fomos ainda até Chiapa de Corzo, para fazermos o percurso de  barco até ao canhão Sumidero.

Vale a pena fazer visitar o canhão das duas formas, de barco e por cima através dos miradouros.








     




















Sem comentários:

Enviar um comentário