domingo, 22 de agosto de 2010

22 Agosto 2010
Explorar Peste. Não há nada mais agradável do que, num sítio que não conhecemos, termos tempo para reconhecermos lugares. Hoje iniciámos o dia voltando a Santo Estevão. Até lá fomos apreciando as ruas, quase vazias e muito silenciosas, e os edifícios intervalados por pequenos jardins e praças.







Depois de uma breve visita a Szent István Bazilika, subimos a longa e sufisticada avenida Andrássy, tomámos um café no "Wine & Cafe" e proveitámos para dar uma espreitadela ao "Parque das Estátuas" que alberga uma impressionante colecção da escutura socialista realizada para espaços públicos, que os Húngaros, após a queda do regime, decidiram preservar. José Estaline exímio na arte de tratar fotografias também deve estar representado.


















Voltando à caminhada encontrámos mais um exemplar neo, nete caso neo-renascentista (1884) - a Ópera Nacional. Tirámos uma fotos e visitámos o foyer.
Antes de chegarmos à zona de Városliget (parque da Cidade) encontrámos a denominada "Casa do Terror", antiga sede dos Nazis durante a ocupação e depois (1945-56) quartel-general da AVO - policia secreta comunista. Um Museu que vale mais pelos apelos que faz aos sentidos do que pelos objectos que exibe. Vale apena visitar.
O almoço junto à Praça da Liberdade que fica à entrada do parque da cidade, onde e situa o Castelo de Vajdahunyad.








































































Na Galeria de Arte, mais um edíficio "neo" do século XIX, tivémos oportunidade de ver uma interessante exposição de arte contemporânea denominada " The Phenomena of Post-socialist in Economy in Comtemporary Art".


















































































































































































Finalmente sentar no relvado junto ao lago e comprar bilhetes para um viagem de metro de regresso ao hotel.

























































Sem comentários:

Enviar um comentário