sábado, 28 de agosto de 2010

Praga

Ao entrarmos na Praça Stardmestské fomos surpreendidos com um busto de Kafka que sinaliza a sua residência neste bairro de Praga.
A Stardmestské é rodeada por um conjunto de edifícios com relevo histórico: a Igreja de São Nicolau (séc. XII e XIV), a Câmara da Cidade Velha com o seu relógio astronómico, o Palácio rococó Kinský entre outros. Desta praça partem as ruas Celetná e Ovocni das mais antigas de Praga. Nas imediações ainda está o Teatro dos Estados onde, em Outubro de 1787, Mozart dirigiu a estreia de Dom Giovanni (Milos Forman rodou o seu filme Amadeus).
A etapa seguinte foi o Bairro Judeu, entrámos pela Siroka junto ao antigo cemitério (fundado em 1478), passando pelas sinagogas Klausen (séc. XVII), espanhola, a primeira de Praga (séc.XII). Depois de vários percursos pelas ruas desta parte da cidade repletas de edifícios de Arte Nova voltámos às Sinagogas Antiga-Nova (séc XIII) e Mor (séc.XVI). Durante este percurso a chuva visitou-nos várias vezes com alguma intensidade, foi então que decidimos apanhar o eléctrico nº 12 que nos levou ao Palácio Veltrzní, onde está reunida uma importante de arte moderna e contemporânea Checa e Europeia. Aqui também existem espaços onde se realizam exposições temporárias.
O fim da tarde foi passado nas imediações da parte norte da ponte Carlos, aqui jantámos numa típica esplanada cervejaria onde afogámos o cansaço com duas Pilsner de 1/2 litro (cada um).

Cidade Velha


Bairro Judeu


Palácio Veltrzní





Ponte Carlos (lado norte/Bairro Pequeno)

Sem comentários:

Enviar um comentário