quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Flores_Maumere_Moni

Flores 1
Maumere - Moni

Chegamos a Flores, Maumere, às 10h30m no voo da Nam Air.
Aqui cerca de 85% da população é cristã (católica e protestante), o que foi logo notório numa igreja bem perto do aeroporto. Aliás, em poucos kms percorridos vimos 4 igrejas.
Em Maumere aprecia-se a música portuguesa e, segundo nos informaram, em Sikka, uma aldeia a cerca de 27km de Maumere, faz-se uma comemoração anual em Dezembro, onde se dança ao som dessas musicas. É, atualmente um motivo de atração turística.
A presença portuguesa também se faz sentir nos muitos nomes portugueses que vamos encontrando.
Logo junto ao aeroporto a paisagem é bastante seca, mas à medida que avançamos torna-se luxuriante.
O nosso guia levou- nos a almoçar a uma magnífica praia, Paga, aonde só estávamos nós. O almoço foi- nos servido sobre a praia e cozinhado para nós pela senhora daquela casa. Muito bom!!!
Poucos kms depois um nova surpresa, Koka beach, uma praia deslumbrante, que é praticamente apenas conhecida pelos locais. Aí encontramos num pequeno café a Justina oriunda de Timor. Serviu-nos um delicioso café com sabor a gengibre.
Ainda antes de chegarmos a Moni, fomos visitar uma das casas tradicionais de Ende.
Chegados a Moni, um pequeno vilarejo que nos recebeu, naquele dia, sem energia elétrica. Tivemos que nos deitar cedo não só porque estávamos às escuras mas também porque no dia seguinte tínhamos que sair às 4 da madrugada. Moni é uma aldeia onde os turistas pernoitam para subirem às lagoas do Kelimutu e aí verem o nascer do sol.