quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Indonésia_ Yogyakarta_BOROBUDUR

A cerca de 39 Km de Yogyakarta está Borobudur. Saímos às 5 da manhã de Yogyakarta para podermos assistir ao nascer do sol. Durante a viagem começamos a vislumbrar uma forma cónica que fumegava no cume. É o vulcão do Monte Merapi.
Mas o nosso destino é o templo de Borobudur. Classificado, pela UNESCO, como património da humanidade é também o maior templo budista do mundo.

No século VIII foi inicialmente construído como templo Indu e posteriormente continuado com os conceitos das stupas Budistas.
Com a chegada, no século XIV , do islamismo o edifício foi abandonado e, com o decorrer dos tempos, a floresta encobri-o e ocupou-o com vegetação.
No final do século XIX, Standford Raffles, administrador da ilha de Java, incumbiu especialistas holandeses de explorar a região onde havia escondida pela floresta uma enorme construção.
Em 1983 concluiu-se o programa de recuperação e reconstrução do complexo promovida pela UNESCO.

Alguns pormenores do complexo:
Altura do templo – 35,9 metros
Comprimento da base – 119 metros
Área – 14.161 m2
Quantidade de pedras utilizadas – 2 milhões

Aquele maciço de milhares de pedras sobrepostas e encaixadas, a quantidade de elementos decorativos e narrativos da vida de Buda, o tempo que por ele passou, bem como a sua relação com a natureza proporcionam uma experiência única.

De regresso a Yogyakarta apeá-mo-nos na movimentada rua de Malioboro, uma rua que é um autêntico bazar e que, por sua vez, abriga um enorme, confuso, barulhento e..... possivelmente autêntico bazar.











1 comentário: