quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Índia

Velha Goa, Igreja e Casa Professa do Bom Jesus

A Casa Professa é o primeiro elemento deste conjunto construído a partir de um projecto de 1586.
O Convento desenvolve-se em torno de um claustro com dois pisos de galerias.
A Igreja de nave única com planta retangular começou a ser construída em 1594 sendo concluída em 1605. As duas capelas laterais situadas junto à Capela Mor simulam os braços do transépto, todos decorados com talha dourada. A ligação desses espaços com a nave faz-se através de arcos de volta inteira. Sobre o pórtico de entrada situa-se o coro alto assente em pilares e abobadas de aresta.
No exterior o conjunto dos três contrafortes que sustentam a parede norte foram colocados em 1862 para evitar a degradação do edifício devido às características climatéricas da região, cujas chuvas persistentes iam deteriorando o reboco e alvenaria das paredes exteriores.
A fachada de três pisos divididas por pilastras revela várias influências europeias, ao nível térreo os portais são de influência italiana as janelas retangulares no segundo piso foram trabalhadas à maneira dos franceses e, no terceiro piso, o gosto flamengo é visível na ornamentação e janelas circulares. A maior parte da fachada superior forma um quadrilátero encimado por um frontão triangular esculpido em basalto com um medalhão que exibe as insígnias da Companhia de Jesus.
A vida e a obra de São Francisco Xavier está ilustrada através de um conjunto de pinturas e esculturas nos espaços da Casa Professa e da Igreja. O seu corpo encontra-se aqui depositado, desde 1669, numa das capelas dos braços do transépto.


  
     




  

Sem comentários:

Enviar um comentário