terça-feira, 30 de outubro de 2018

Índia

Velha Goa, Convento e Igreja de Santo Agostinho (1597-1602)

Este enorme conjunto arquitectónico é também conhecido por convento e Igreja de Nossa Senhora da Graça que integra o vasto grupo arquitectónico, de Velha Goa, declarados património da humanidade.
Construído no topo do Monte Santo pelos frades Agostinhos, era considerada, à época, uma das três maiores igrejas do mundo ibérico. Foi abandonada em 1835, na sequência da expulsão das ordens religiosas pelo governo de Portugal. Do abandono resultou, poucos anos mais tarde, o colapso da abóbada em 1842 e o corpo da igreja acabou por desabar em 1871 tendo o sino sido transferido para a torre da Igreja Matriz de Pangim. Em 1931 parte da fachada principal ruiu e, por fim, em 1938 as restantes partes da fachada principal. Das suas quatro torres, a que resta desamparada mas imponente, atesta da grandeza desta construção.
Era uma estrutura construída em laterite com quatro andares medindo cercal de 46 metros de altura. No seu interior existiam oito capelas e quatro altares ricamente decorados.
O convento contíguo à igreja ocupava um amplo espaço com numerosas celas. Hoje só é possível ver parte das paredes em ruína.


 



Sem comentários:

Enviar um comentário