quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Índia

Velha Goa, Capela de Santa Catarina

A Capela de Santa Catarina foi a primeira construção cristã na Índia. Situa-se a norte do Convento de S. Francisco Assis.
Quando em 1510 o exército de Afonso de Albuquerque tomou Goa este mandou erguer esta capela dedicada a Santa Catarina de Alexandria, junto à muralha muçulmana por onde entraram as tropas portuguesas.
Inicialmente construída em taipa com telhado de palha foi substituída pelo edifício em alvenaria em 1550 por ordem do governador Jorge Cabral. Em 1607 voltou a ter uma nova remodelação que se mantém no essencial até aos nossos dias. Trata-se de um edifício em planta retangular de nave única com cabeceira quadrangular e o Altar Mor tem um tecto de pedra em abóbada de berço,  formando caixotões. O tecto da nave é em madeira em forma de masseira.
A fachada com três corpos separados por pilastras cujo o corpo central possui porta de verga recta com frontão triangular interrompido é encimado por uma janela. A fachada apresenta também duas torres sineiras de secção quadrangular. A cobertura é de duas águas.


  

   



Sem comentários:

Enviar um comentário