domingo, 4 de novembro de 2018

Índia

Goa, Fortaleza de Rachol, Igreja de Nossa Senhora das Neves, Seminário e Igreja de Santo Inácio de Loyola

A região de Rachol era defendida por uma fortaleza muçulmana que, em 1520, foi conquistada, primeiro pelos hindus e poucos anos depois foi entregue aos portugueses, passando, a partir daí a ser um importante reduto contra o avanço sobre Goa das tropas Maratas.
O forte foi sucessivamente intervencionado ao longo dos séculos  XVII e XVIII. Actualmente apenas se encontram vestígios dispersos de parte das suas muralhas.
A igreja localizada fora dos muros, mas junto a eles para usufruir da sua proteção foi fundada pelos padres jesuítas no ano de 1576, dedicada a Nossa Senhora das Neves, tendo sido a primeira igreja a ser edificada naquela área fortificada. A construção inicial era de taipa e colmo, mas poucos anos depois surge, no mesmo local, uma igreja de pedra e cal edificada entre os anos de 1584 e1596, que corresponde, no essencial, aquela que hoje encontramos.
A fachada com três tramos divididos por pilastras tem dois pisos. No nível térreo o portal principal, é mais alto, enquadrado por colunas toscanas e pilastras que suportam um arco de volta inteira. Nos tramos laterais as portas rectangulares com verga. No piso superior em cada tramo existe uma janela rectangular, sendo as laterais encimadas com frontões triangulares. A torre sineira, pouco elevada, situa-se na parte norte da fachada.
A planta de uma só nave é pontuada por uma capela Mor com abóbada em canhão e um retábulo dourado em estilo indo-português. O coro alto, tal como na maior parte das igrejas desta época, está sobre o portal principal sustentado por um arco de volta inteira. A talha  da capela Mor da antiga construção em adobe, encontra-se numa dependência contígua à igreja.

Em 1606 foi iniciada a construção do colégio de Rachol, hoje designado por seminário, tendo sido mantido ao longo do tempo pelos padres da Companhia de Jesus. A primeira missa realizada na primitiva igreja do seminário teve lugar em 1609 e, em 1610 o colégio foi inaugurado. A Igreja original não sobreviveu e acabou por ser substituída por uma construção mais robusta em 1622 e em 1640. Esta nova igreja foi dedicada a Santo Inácio de Loyola que tinha sido canonizado em 1622.
O desenho da sua fachada é muito semelhante à da Sé Catedral de Goa.

Antes de aqui chegarmos visitámos, na localidade de Raia, a Igreja de Nossa Senhora das Neves também conhecida por Igreja de Raia. Construída em 1699 e, cerca de cem anos depois da de Rachol, com esta muito se assemelha e comunga a designação.







Igreja da Nossa Senhora das Neves em Raia




Sem comentários:

Enviar um comentário