sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Índia

DE MARGÃO A ERNAKULAM

Partimos pelas 14 horas e 45 minutos da estação ferroviária de Margão (MADGAO), cuja abreviatura para a Railway da India é conhecida como (MAO), no comboio expresso Trivndrm/Rjdhni em direção a Cochin.

A nossa experiência diz-nos que para viajar de comboio na India, se deve optar pela primeira classe, especialmente neste caso em que a duração do trajeto é de cerca de 14 horas, envolvendo dormir no comboio uma parte da viajem.



A paisagem dominante é essencialmente agrícola, com campos de arroz na fase da colheita, envolvendo os camponeses e o seu gado na sua recolha.

Esta paisagem é serpenteada por inúmeros canais e rios de água, o que proporciona belas imagens que nos apressamos a registar.

A viajem desenrola-se ao longo da costa sul da Indía desde Margão – Canacona – Kawar – Honnvar – Udopi – Mangalore – Kasaragod -  Canacor – Calcute – Cochin.
A viajem termina em Ernakulam Junction (ERS) estação ferroviária em Cochin.

A hora prevista de 3h55m, mas chegamos pelas 4h10m, o que para a Índia é de uma grande pontualidade!.


ALLEPPEY


Ainda em Cochim, procurámos organizar os nossos restantes sete dias da viajem pelo sul da India, mais propriamente no estado de Kerala.

Para tal pedimos uma proposta a Ella Craig, uma planificadora de viagens (www.pack-your-passport.in) que nos organizou um circuito para sete dias, e que envolvia o recurso a uma carrinha com motorista e possibilidade de transportar cinco pessoas e cinco malas.

O início deste circuito seria na estação de comboio de Ernakulam, aquando da chegada do comboio que nos haveria de transportar de Margão para Cochim
.
E assim pelas 4h20m, na saída da estação aguardava-nos um motorista Sr.Devasy, Telef.+919495872837 email: devassayka837@gmail.com com uma carrinha de 7 lugares, que nos haveria de acompanhar nos nossos restantes sete dias da viajem pelo sul da Indía.

Partimos para Allepey, uma viagem de cerca de 1h30m.

Aí chegados esperava-nos um barco com 3 quartos, uma zona de estar e jantar e uma enorme área no 1º andar. Este é um barco do operador BAY PRIDE


Esta zona tem 44 rios e 22 lagos, numa extensão de 900 quilómetros! Impressionante!

Por entre os verdes das palmeiras e dos coqueiros, pequenas aldeias, pessoas banhando-se nas águas, crianças que regressam da escola e até casas a anunciar massagens ayurveda tudo se pode encontrar no percurso de barco.

Tivemos ainda a sorte de ver passar um barco da famosa corrida Nehru Trophy Snake Boat Boat Race,  que aqui acontece.


Não podemos deixar de referir o ótimo cozinheiro, que nos banqueteou com excelentes refeições enquanto permanecemos no barco, desde o almoço, ao jantar, lanche e um belíssimo pequenos almoço para nos despedirmos do passeio pelas backwaters.



A CAMINHO DA RESERVA NATURAL DE PERIYAR

Saídos do barco esperava-nos com a sua carrinha o Sr. Devasy, para nos levar até Periyar, num caminho de cerca de 6 horas de estrada.

Durante o trajeto o nosso motorista transmitiu-nos o significado de Kerala - Terra dos Cocos, mas constatamos que é uma estado limpo e arrumado, com alguns sinais de riqueza.

Grandes casas, que muitas vezes quase não se viam no meio de tão exuberante vegetação, casas que segundo o Sr. Devasy (motorista) seria fruto de emigração, dos seus naturais.

Também observamos plantações de árvores de borracha, de bananeiras, ananases, cardamomo, especiarias, sempre numa paisagem luxuriante.

Parámos ainda nas quedas de água de Valanganam, bonitas, mas sem grande imponência.




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