segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Argentina, El Calafate, El Chaltén

EL CHALTÉN

08 de Janeiro de 2020

El Chaltén significa Pico do Fogo ou Montanha Fumegante.

É o único polo habitacional, legal, existente nos Parques Naturais, na Argentina.

Os primeiros povoadores que habitaram este local foram funcionarios públicos: polícias e guardas fronteiriços. Existiam apenas 13 casas construídas pelo governo da Provincia de Santa Cruz.

A Argentina tinha  como necessidade prioritária a defesa da sua fronteira com o Chile. O acordo final para definição das fronteiras foi um processo muito longo e conflituoso, conseguido com a intervenção do Reino Unido.
A instalação de unidades de comércio e serviços capazes de dar resposta às necessidades destes habitantes proporcionou o aumento do desenvolvimento da economia local e, consequentemente mais atractivo para a vinda de mais forasteiros. 

Só em 1985 foi oficialmente reconhecida como cidade e, actualmente tem uma população estimada de 5400 pessoas.
Em 2015 realizaram-se as primeiras eleições municipais.

Vive, unicamente do turismo de verão e de inverno. É reconhecida como a Capital Argentina do Trecking. 

Saimos de El Calafate pela Ruta 11, depois a famosa Ruta 40 e depois a Ruta 23. Percorremos cerca de 215km.

Acompanhou-nos uma paisagem de estepe árida, estradas com kms a perder de vista mas onde a vida selvagem  nos surpreende a qualquer momento.




Uma terra pobre, com um solo arenoso, coberta de neve quase todo o ano não permite nenhuma produção agrícola, vingando, somente dois tipos de arbustos: El Coiron , muito duro e que pode atingir 1m de altura e Mata Negra de cor verde e flores amarelas, de forma arredondada tem um cheiro forte e troncos muito rígidos.

Os animais selvagens mais abundantes : Os Guanacos, as lebres, os condores, cavalos e ate  raposas, que vieram  passear junto de nós .



Esta paisagem é, de vez enquanto, interrompida pelas Estancias, em português Herdade, Fazenda ou Monte, propriedades privadas, constituídas por uma larga extensão de terras, com uma casa ladeada de ciprestres e, maioritariamente desabitadas. Consitutem, pois, um sinal exterior de poder e riqueza.
Quando estas fazendas estão habitadas,  vemos enormes rebanhos de ovelhas, cordeiros e algunas vacas com os gauchos cavalgando e vigiando os seus animais.


Depois de 02h30, chegámos, finalmente,  a Chaltén e fomos acolhidos pelo Rio Fitz Roy.

El Chantén fica rodeada do Largo Viedna, com 900 m2 de superfície e é a 3ª maior reserva de água doce da América .  Em primeiro lugar está o Lago Tatiaca e em segundo lugar é o LagoArgentina localizado na fronteira entre a Argentina e o Chile.

Em frente temos o Glaciar Viedna , um dos 3000 glaciares que constituem o Parque Nacional dos Glaciares da Argentina.



Sob o lado esquerdo temos o  Monte Fitz Roy * localizado no lado oriental do campo de gelo patagonico sul, que é 3ª maior extensão de gelo do mundo, depois da Antártida e da Gronelândia, situado na fronteira entre Argentina e o Chile, com 3405 m de altura.




As montanhas que rodeam o glaciar Viedna e o monte Fitz Roy é um dos locais de eleição para o Trekking. Com vários trilhos e miradouros, com diferentes distâncias e graus de dificuldade, proporcionam a todos os caminhantes paisagens inesquecíveis.
Nós, fizemos o Trilho dos Condores, que aconselhamos vivamente a todos os que aquí se desloquem. 



Para finalizar o nosso passeio, ainda fomos saborear a Cachoeira Chorillo del Salto, onde as águas saltam e correm a mais de 20m de altura.




O almoço foi muito ligeiro num pequeno restaurante mas muito pitoresco - La NaNa  que tem no exterior algumas máquinas, muito antigas, tais como: um trator  para trabalhar nos campos com neve, uma bomba de extração de água e um moinho de vento.
No interior várias frases, bem inspiradoras, inscritas nas paredes.





Regressamos a El Calafate sempre acompanhados dos nossos excelentes guias/motoristas Diego e Alejandro, ainda com sangue indio a correr nas veias, como podem constatar na foto abaixo.



Curiosidades

A- Porque é que o cordeiro é um prato típico de El Chanten e de El Calafate
Porque o cordeiro alimenta-se dos únicos arbustros existentes nas estepes, el coiron e mata negra. Como estas plantas são muito duras e poucas, eles arrancam-nas pelas raízes partindo os dentes.
Ao ficarem sem dentes não podem alimentar-se. Por isso são mortos enquanto estão ainda bem gordinhos. Aconselho a deliciarem-se com este rico repasto.

B - Sabem que o Vison e uma espécie invasora nesta zona da Argentina?
O Vison não e uma espécie autóctone. Foi trazida por um canadiano para se reproduzir e multiplicar o seu potencial comercial.
Com o clima e as condições locais a espécie foi modificada, a pele é muito rígida, não sendo possível a sua utilização. Para sobreviver alimenta-se de espécies mais pequenas estando a alterar profundamente a fauna e flora nativas.

C - Porque são tão extensas as estâncias/ranchos? 
Quem comprava as terras, por um valor insignificante, levava um cavalo que devia cavalgar até cair morto. Esse era o ponto de limite da propriedade.

D -  Se for um grupo de mais de 3 pessoas é preferível  alugar um táxi e fazer todo este percurso, em vez de comprar um dos muitos tours que as agências oferecem.
É mais barato, confortável e com uma gestão de tempo muito mais benéfica.

Amélia Novo


*Robert Fitz Roy: comandante  da expedição de  circunavegação, realizada entre os anos 1826-1830  para completar o primeiro levantamento feito à Costa da Patagónia, à Terra del Fuego e  fazer o levantamento das costas da Argentina, Chile, Peru e das Ilhas Malvinas , assim como obter as distâncias meridionais para atravesar para o Oceano Pacifíco.

Sem comentários:

Enviar um comentário