quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Ushuaia

Dia 12 de Janeiro: Ushuaia

Pela estrada nacional número 3 fomos parando em miradouros para ver os Lagos, Escondido e Fagnano. 
Novamente paisagens surpreendentes, e belas nuvens que favorecem as nossas fotos. Seguimos por uma estrada secundária de terra batida, percorrendo um vale de floresta cerrada. Aqui como em todo o lado  árvores mortas, brancas, cobrem o chão, enriquecendo o solo. Caídas umas, outras de pé, contrastavam com o verde das árvores vivas. A natureza essa grande escultora!... Não resisto ao lugar comum.
Chegámos a Puerto Almanza no canal Baegle. Ao longe, na outra margem, avistamos o Chile e uma pequena povoação Porto Williams que disputa com Ushaia o aglumurado mais a sul do continente. Parece que Ushuaia vence por ser uma cidade e mais povoada. Aqui não há turistas. Como é domingo muitas famílias vêem para aqui passar o dia fazendo belos churrascos. Nestas águas faz-se pesca artesanal de santola e há muito mexilhão nas pedras da praia pedregosa. 
Ainda ali estão duas peças de artilharia anti aérea, usadas no conflito de 1979 entre o Chile e a Argentina sobre a disputa da posse das águas do canal. Tendo concordado as duas partes dividir o canal ao meio, uns pescam do lado de lá, outros do lado de cá. 

a de Freitas
















Sem comentários:

Enviar um comentário