domingo, 12 de janeiro de 2020

El Calafate

El Calafate 

Na chegada a El Calafate marcamos o tour todos os glaciares, com a Solo Patagónia.
Existem inúmeras agências para podermos marcar tours. É bom, à chegada, reservar logo todos os que queremos fazer, porque muitos esgotam-se.
O início do tour deixou-nos algo desiludidos.  Um autocarro de 50 lugares andou mais de uma hora a recolher pessoas pelos diversos hotéis de El Calafate.
Chegados ao Parque Nacional de los glaciares comprámos os ingressos para o parque (se se for dois dias seguidos no dia seguinte só se paga metade).
Entramos num barco enorme cheio de gente, com todos sentados bem juntos!
Iniciada a navegação no lago Argentino, todas as pessoas se podem levantar e vir para partes exteriores e abertas do barco e começa a parte imperdível da viagem.
Atravessamos a boca do diabo, o ponto mais estreito do lago com 600m e entramos no braço esquerdo do lago Argentino, o mais extenso .
Rumamos em direcção ao glaciar Upsala. 
À medida que nos aproximávamos apareciam grandes pedaços de glaciares com aspeto muito azuis. São desprendimentos do glaciar Upsala, que vem retrocedendo muito ultimamente, mais de 200m por  ano.
O Upsala surge-nos com a sua massa de gelo enorme, encaixado entre rochas, alimentando- se de três glaciares. É o segundo maior glaciar da Argentina.
Rumamos em direção ao glaciar Spegazzini. No caminho ainda vimos um glaciar seco, que não chega a tocar o lago.
Chegamos ao Spegazzini, de uma grande beleza!
E torna- se ainda mais imponente, podemos nos podemos aproximar dele. 
Este é um glaciar mais estável, que quase não perde dimensão.
Seguimos para o refúgio, com o seu espaço de cafeteria envidraçado, muito bem enquadrado sobre o lago e as montanhas.
Já em Calafate fizemos um programa de compras. Encontramos uma loja com artesanato realmente local e de bom gosto, La Tienda dele Pasaje Amado, objetos de autor. 
Emília Santos






Sem comentários:

Enviar um comentário