quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

El Calafate, glaciar Perito Moreno


5 de Janeiro
El Calafate uma cidade na estepe da Patagónia.


Quem chega à cidade vindo do aeroporto experimenta uma sensação estranha. A enorme mancha cinzenta dada pelas tonalidades dos telhados de zinco confere a este pedaço de território, encaixado na estepe colado ao Lago Argentino, um aspecto desordenado e agreste que nem a presença do lago consegue atenuar. Contudo à medida que penetramos no seu interior e nos aproximamos do centro a sensação inicial esbate-se com o movimento e o colorido das pessoas que visitam a cidade e por ruas onde a vegetação verdejante disfarça as singelas intervenções arquitetónicas. Convém não esquecer que este território, anteriormente destinado a local de aprovisionamento dos transportes de lã dos povos nativos, surge como cidade em 1927 (com cerca de uma centena de habitantes) e teve o seu grande impulso a partir 1943 com a criação do Parque Nacional dos Glaciares.




6 de Janeiro
Glaciar Perito Moreno, um tour alternativo

O percurso em direcção ao glaciar Perito Moreno fez-se através da antiga estrada N15 que rasga um pedaço da estepe Patagónica.  Nestas enormes planícies, dos vales glaciares andinos, a paisagem é constituída por uma vegetação cuja paleta de cores é dominada pelos tons amarelos torrados e verdes secos que alternam, aqui e ali, com tonalidades de terra e terra queimada. Aqui deambulam várias espécies de animais. Conseguimos observar lebres, águias, carpinteiro gigante (pica-pau), guapos entre outros. A flora é constituída por vegetação rasteira onde dominam os calafates (1), os coirón, as paramelas e os notros. 
Chegando à estrada, junto ao Braço Rico do Lago Argentino, já estamos próximo do glaciar Perito Moreno. 




O primeiro confronto com o glaciar faz-se através da visão panorâmica de uma enorme mancha branca acompanhada por estrondos /trovões enigmáticos. À medida que os passadiços se aproximam do glaciar o branco torna-se mais intenso e luminoso, tal como os laivos azulados, conferidos  pela reflexão do sol nas zonas cavernosas dos blocos de gelo, tornam-se mais intensos.
O desprendimento dos blocos provocam o  barulho de "trovoada" e produzem a agitação, nas águas azul turquesa do lago, dos pequenos e grandes pedaços de gelo que flutuam nas proximidades das paredes do glaciar.
Situado na parte sul do Parque, o glaciar Perito Moreno desloca-se cerca de dois metros por dia. Os blocos que caiem formam enormes icebergues que flutuam pelo Canal Tempanos e que, após o degelo, contribuem para o fornecimento de água para o Lago Argentino.




(1) A fibra desta planta foi utilizada por Fernão de Magalhães para calafetar as embarcações

Dicas
  1. O tour para Perito Moreno organizado pela "Casa de los Pioneros" foi bastante interessante .
  2. Para quem pretende visitar Torres del Paine a partir de El Calafate arrisca-se a uma jornada muito cansativa e a desfrutar pouco da paisagem se o tempo não estiver de feição. A alternativa é fazê-lo a partir de Puerto Natales.
  3. O restaurante "Lá Tablita" serve  um bom cordero assado e as doses são abundantes. Deve-se fazer marcação para os jantares.
Luís Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário