sábado, 8 de agosto de 2009

IRKUTSK - 1.º DIA - LAGO BAIKAL




Hotel Europa - banho e pequeno almoço retemperadores.
Resolver em primeiro lugar as questões urgentes. Na Agência do Hotel só há bilhetes para trânsito interno. Táxi para a estação de combóios, edifício n.º 3 - Servis Tsenter, e finalmente temos os bilhetes para Ulanbaatar.
Decidimos ver o Lago Baikal e guardar o dia seguinte para a cidade.
Dirigimo-nos ao terminal dos barcos que fazem a ligação Irkutsk - Porto Baikal ou Irkutsk-Listvyanka. Só há "overcraft" às 14h45 - desilução. Felizmente encontrámos a Julieta, estudante de arte em Moscovo que vai estudar para Itália ou Londres no próximo ano e que nos levou à agência KRUIS (kruisturfilm@gmail.ru), que por um preço muito mais vantajoso nos proporcionou o passeio pretendido.

Seguimos de Minibus até Listvyanka acompanhados pelo guia Micael (Micha ou Michel à americana como prefere).

De um lado e do outro da estrada, floresta de cedros da Sibéria e de choupos, com o lindo rio Angará, sempre por perto. Pequenos riachos e pequenas aldeias de casas de madeira e finalmente a foz do Angará e o Lago. Um "pequeno" mar de água doce cercado por altas montanhas que, também, se vislumbram ao longe, confundindo-se com as nuvens. No ancoradouro vários barcos para passeios no Lago.
Baptismo dos pés na água fria e passeio de barco ao longo da margem junto a Listvyanka vislumbrando-se no sopé de altas escarpas pequenas praínhas com alguns banhistas menos friorentos.
No Museu do Lago, duas lindas focas do Baikal e peixes do lago e rios da região. No mercado, peixe seco e peixe fumado e fresco e lembranças para tutistas.
Almoço num pequeno restaurante local - crepes de cebolas (muito bom) e de peixe (muito lindo, bom para uns e para outros nem por isso).
No regresso visitamos uma pequena aldeia - casas de madeira com as suas janelas trabalhadas e igreja de S. Nicolau.
Perto do hotel e do Parque Central, jantar na esplanada - espetadas de frango e de carne.

Sem comentários:

Enviar um comentário