quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pequim - (grupo dos 4) depoimento 1



Pequim – A visita tradicional

Cedo. Céu cinzento, sempre, sempre. Não, não é da poluição. É o Verão em Pequim – nada de céu azul. Táxi para o centro – ainda é um meio de transporte barato. Primeiras impressões: uma grandiosa cidade moderna. Grandes circulares de várias faixas de rodagem e de muito trânsito. Muitos arranha-céus – alguns de arquitectura bem arrojada.
Tiananmen e Cidade Proibida: Camarada Mao dá as boas vindas. Todos os símbolos do tempo imperial: leão, leoa, dragão, fénix, 9 – número perfeito. Palácios harmoniosos e cheios de cor, grandes pedras com trabalhos em baixo relevo. Muitos turistas chineses e recordações do “Último Imperador” a andar de bicicleta nos pátios interiores. Árvores centenárias. Casa do chá.
O passeio até aos Lagos é longo. Sabe bem uma massagem dada no passeio público. Jovens e velhos tomam banho. Namorados e famílias passeiam de barco.
Lojas a caminho da Torre dos Tambores - uma boa vista sobre Pequim. Ao lado a Torre do Sino.
Regresso, e na rua, junto ao hotel, estão os vendedores de grandes pêssegos, uvas e melancias. Os vizinhos petiscam nas ruas espetadas diversas.
Templo do Céu – banda e coro popular dirigido pelo maestro. Pares a dançar. Grupos de 5 ou 6, homens e mulheres, jovens e velhos, jogam com os pés, aos toques, com a pena de “badmington”. Ginástica rítmica. Manobras suaves com a raquete e bola, … .
Outros tocam um instrumento musical (um bem original – um órgão de sopro humano).
Palácios e jardins – a perder de vista.
Palácio de Verão – Belo retiro do imperador. Teatro do Palácio – sorte: espectáculo de acrobatas com trajes da ópera de Pequim. Lago enorme - nenúfares. Mais coros e música. Passeio a pé. Visita aos templos. Barco para mudar de margem.
Grande Muralha – é bom chegar cedo porque há muita gente. Nevoeiro e força para subir alguns lanços. Túmulo da dinastia Ming – Franceses e Ingleses destruíram alguns destes monumentos que entretanto foram reconstruídos. Inevitável, pois faz parte do pacote: Fábricas de Jade, Esmaltes, Seda e Casa de Chá.
Village – Centro Comercial de grandes marcas internacionais que ocupam edifícios modernos, ruas com árvores e esplanadas, largo interior e grande ecrã.
Compras – lembranças para filhos, família e amigos. Silk Market – Edifício de vários pisos em open space com lojas dispostas em quadrícula em que se falam todas as línguas. Por vezes compra-se por 1/7 do preço pedido inicialmente. Compra-se por todo o lado, mercados e ruas de lojas.
Comer – pela ementa com fotografia, mas por vezes não se sabe bem o que se está a comer. Pato lacado. Comer na rua das espetadas de lacraus, centopeias, larvas, …, mas de outras não tão originais como frango ou borrego.

Sem comentários:

Enviar um comentário