domingo, 7 de outubro de 2012

Dubai em trânsito

DUBAI , para a Maria, para a Ana e para o Miguel


Em todo o sudoeste da península arábica as antigas cidades costeiras constituíram-se verdadeiros centros de comércio entre o Oriente e o Ocidente.

Sabe-se que à 5 mil anos atrás, o mar recuou e, por consequência, o litoral passou a interior, tornando-se uma parte substancial daquilo que é agora a cidade do DUBAI.

A região, no período pré-islâmico, foi controlada pelo império Persa (Sassânidas) que, após a expansão do islamismo, foi derrotado. A mais antiga menção à cidade do Dubai verificou-se no ano de 1095.

Após vários anos de disputas fronteiriças com o Abu Dhabi e depois da retirada britânica, o Dubai juntou-se a Abu Dhabi e a outros cinco emiratos e formaram os Emiratos Árabes Unidos, em 2 de Dezembro de 1971.

Graças ao aumento dos preços do petróleo após a guerra do golfo, ao incremento do turismo e ao sucesso da sua zona franca, assiste-se, nas últimas décadas, ao aumento desmesurado do investimento imobiliário com projectos arrojadíssimos como o Burj Khalifa, Palm Islands ou The World.

Mas foi graças ao bairro de Deira que voltámos a sentir o calor da atividade humana, com os seus barcos, ruas e comércios.

Para memória futura seguem-se imagens de 6 de Outubro de 2012






Sem comentários:

Enviar um comentário