sábado, 13 de outubro de 2012

Jaisalmer a Jodhpur - alguns encontros raros

Jaisalmer a Jodhpur - alguns encontros raros


Jaisalmer é terra de fronteira com o Paquistão. Assim, é terra de militares. Existem vários quartéis e bases aéreas e ainda uma Academia Militar. Na estrada cruzamo-nos com vários camiões de transporte de material de guerra.

Diga-se, ainda, que Pokoran, a cerca de 100 Km, foi o local onde se realizaram os testes nucleares indianos em 1974 e 1999, com a presença da Primeira-Ministra Indira Gandi.

Mas, nos camainhos perdidos do deserto do Thar, deparamo-nos com algo de uma outra realidade tão distante da anterior: a inquietante natureza humana e a vida animal rara, livre e maravilhosa.

Uma mulher, ainda jovem, acompanhada pelo seu marido e filhos na sua carroça, cumpria uma promessa. Tinha uma pedra nas mãos, deitava-se no chão, esticava os braços e deixava a pedra. Dava dois ou três passos. Apanhava a pedra e deitava-se no chão, ... . Isto durante 100 ou 200 Km, por um ou dois meses.
Mas a natureza mostrou-nos a sua alegria e força. Apareceram os antílopes com o seu pequeno bambi e, também, um outro tipo de caprinos selvagens de pequena estatura com cornos compridos, direitos e pontiagudos. Grous nos charcos, águias e outros pássaros que não conhecemos.
E Ossyan, um oásis no início do deserto com os seus templos jainistas e hindús. E, também, um "guia" improvisado, rapaz "simples" que sabia falar um mínimo de inglês e que nos conduziu na visita ao templo hindú. Este templo é um lugar de grandes peregrinações a julgar pelas estruturas metálicas de encaminhamento dos peregrinos.
Por fim, Jodhpur, segunda cidade do Rajastão. Possui uma indústria florescente na extração e tratamento de pedra (arenitos), mobiliário e textil. E, também, uma vida comercial intensa e barulhenta - o maior mercado de rua da Índia é o de Jodhpur. Há de tudo.

Bom jantar no Chiken on the Rocks e boa noite  






1 comentário:

  1. Diz o especialista das pedras que "sand stone"(do dia de ontem) são arenitos :)
    Mas voltando ao dia de hoje, filmaram a senhora? isso era bom de se ver :p (ok estou a ser sadica e pouco respeitadora das crenças da senhora) é que as peregrinações são todas exageradas.

    Gosto desta mota. Angela, traz-me uma :)

    ResponderEliminar